segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Para Sempre




Hoje li um texto de uma escritora brasileira que me conseguiu pôr completamente absorto na sua escrita, e que achei lindo e ao mesmo tempo duma veracidade total. Por isso aqui o transcrevo no meu Blog pois acho que realmente é lindo demais para se passar ao lado.


" "Para sempre", em minha opinião, é nada mais nada menos que um dia depois do outro. Ou seja, é construção. Basta que façamos a mesma escolha sucessivamente e teremos construído o "para sempre". O que quero dizer é que o "sempre" não é magia nem tão pouco um tempo que pré-exista. Ele é consequência. Nada mais que consequência de uma sucessão de dias, vividos minuto por minuto. Quanto ao amor, tem gente que acredita que só é de verdade se durar “até que a morte os separe”. Eu admiro a coragem de quem vai até o fim, de quem se entrega inteiramente ao que sente, de quem se permite viver aquilo que seu coração pede até que todas as chamas se apaguem. Mais do que isso: até que as brasas esfriem e – depois de todas as tentativas – nada mais possa ser resgatado do fogo que um dia ardeu. Claro que não estou defendendo a constância indefinida de atitudes desequilibradas, exageros desnecessários ou situações destrutivas. Mas concordo plenamente com o que está escrito no comovente “Quase”, de Sarah Westphal (muitas vezes atribuído a Luiz Fernando Veríssimo):... “Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de voltar a tentar”.... Porque de corações partidos por causa de um amor vivido pela metade as ruas estão cheias. Assim como de almas que perambulam feito pontos-de-interrogação, a se questionar o que mais poderiam ter feito para que o outro também estivesse presente, para que não fugisse tão furtivamente, tão covardemente, tão sordidamente. É por isso que insisto: muito mais do que nos preocuparmos com o "para sempre", precisamos começar a investir no "até o fim", para que o "agora" tenha mais significado, para que as intenções, as palavras, as atitudes e todos os recomeços façam parte de uma história mais sólida, menos prostituída, que realmente valha a pena.Então, questione-se: o coração ainda acelera quando o outro se aproxima? O peito ainda dói de saudade? O desejo ainda grita, perturbando o silêncio da noite? Não chegou ao fim! Não acabou.Sei que, em alguns casos, motivos de força maior impedem um amor de ser vivido, mas na maioria das vezes o que afasta dois corações é muito mais intolerância, ilusões ou auto-defesas tolas do que algo que realmente justifique o lamentável desfecho."
Como na música “Evidências”, de Roberta Miranda: “Quando digo que deixei de te amar, é porque eu te amo. Quando digo que não quero mais você, é porque eu te quero (...)” Na música ainda há a confissão, mas em geral, o que vemos são pessoas usando expressões mais para agressivas do que para amorosas só para não evidenciarem o quanto estão apaixonadas e o quão intensamente desejam viver a relação.


"Sem o seu riso, um aposento cheio de gente tagarelando parece frio e vazio." (N. Naidoo)

sábado, 21 de outubro de 2006

Antiguidades Vanguardistas



Ontem quando regressava, passei por uma pequena loja de antiguidades. Não sustive a mórbida curiosidade tão caracteristicamente humana, e entrei para apreciar aquele passado tão presente. Havia literalmente de tudo. Desde quadros, a caixas, a malas, a cadeiras, até inclusivé uma caveira verdadeira (!) já desgastada pela crueldade do tempo, apenas com meia duzia de dentes e já sem o maxilar inferior. Mas quiçá o que mais me chamou a atenção foi uma pequena caixa de óculos ainda com os mesmos lá dentro.O que teriam já visto aqueles óculos....quantas histórias teriam para contar....quantas confidências teriam para fazer....quantos segredos por partilhar.... Tal como todo o resto de inúmeros e incontáveis objectos que por ali jaziam. Quantas histórias. Quantas estórias.... Tantas lembranças, tantos amores, tantas reminiscências.... Agora nada mais são de que meros objectos esperando e vaticinando que o seu destino faça parte de alguma alma saudosa que os acolha. É o ciclo do maldito tempo. E aqueles velhos objectos que ali ainda jazem hoje, amanhã serão os nossos.... A arte, os livros, os quadros que compramos hoje mesmo, que tão vanguardistas nos podem parecer agora, nada mais serão um dia que meras antiguidades. Velhas, poeirentas, á espera de algo melhor.... Quem sabe um dia não passarei lá e não acolha um. Quem sabe um dia não será o meu crânio apenas um vil objecto, perdido num qualquer canto de uma poeirenta estante.... Quem sabe um dia me acolham.... Quem sabe um dia....

(Hoje decidi não pôr uma fotografia minha mas antes o meu quadro preferido ("Persistência da Memória") do meu autor favorito, Salvador Dali, um verdadeiro génio, que fazia os seus quadros transbordavam sentimento (tal como a também genial Frida Kahlo que se sabia expressar como poucos).

"A idade não depende dos anos, mas sim do temperamento e da saúde; umas pessoas já nascem velhas, outras jamais envelhecem." (Tyron Edwards)

"Quarenta anos é a velhice dos jovens; cinqüenta anos é a juventude dos velhos." (Victor Hugo)

"Não paramos de nos divertir por ficarmos velhos. Envelhecemos porque paramos de nos divertir."

quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Vil Inadaptação





Tanta discriminação....
Desde raça, a crença, a nacionalidade
Tudo serve para a rejeição
Sempre para uma qualquer pseudo vaidade
Invariavelmente caindo na ilusão
De que a nossa padece de irrefutabilidade
Sem sequer pensar que todos somos o mesmo primata vilão
Nada mais que um simples símio com suas idiosincrasias de crueldade
Mas não será mais que uma vil inadaptação
E nada terá a ver com pátria, tonalidade ou idade
Muito menos com religião
Apenas mentalidade....



"O caráter de uma pessoa é formado pelas pessoas que escolheu para conviver." (Sigmund Freud)

terça-feira, 17 de outubro de 2006

Por Ti






Não consigo literalmente dormir
Nem vivacidade ter para pensar, ou sequer vontade para comer
Sem ti nem sei onde ir
Nem viver....
Sem ti não consigo fazer nada
Mas por ti tudo faria


"A poesia imortaliza tudo o que há de melhor e de mais belo no mundo." (Shelley)

Ideias Perdidas





Não sei como escapar
Procuro novas saídas
Tento sempre arriscar
Mas as ideias andam sempre perdidas
O dia há-de chegar
E mudar as nossas vidas


"Se alguém te perguntar o quiseste dizer com um poema, pergunta-lhe o que Deus quis dizer com este mundo...." (Mário Quintana)

sábado, 14 de outubro de 2006

Menina dos meus olhos !






Menina dos meus olhos e alegrias saudosas
Que bem que o teu nome soa
Nenhuma beleza se compara a ti, nem cravos lirios ou rosas
A tua liberdade sem asas que ao acaso voa
Pelas nuvens e estrelas mais caprichosas
E a tua distância que tanto me magoa
Não sei se será pela luz de que gozas
Que irrompe pelo Tejo qual canoa
Ou de tuas ingremes colinas tão airosas
Mas é em ti que me inspiro, de Belém a Madragoa
E para ti minha amada, escrevo estas prosas
Lisboa !

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Frases & Pensamentos



"Uma colectânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." (Voltaire)


Talvez por isso eu seja completamente fã e fique totalmente absorto nas grandes frases e pensamentos dos grandes filósofos e pensadores do mundo, pois ajudam-nos e ensinan-nos bastante a ver a vida, talvez também por isso a partir de hoje tente actualizar ao máximo, diariameente ou não este blog com as mais belas e introspectivas de todas.


"Nao existe amor impossível , apenas pessoas incapazes de lutar por aquilo que chamam de amor...."

"Ama-se mais o que se conquistou com esforço." (Aristóteles)

"O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção." (Antoine de Saint-Exupéry)

"Temer o amor é temer a vida e os que temem a vida já estão meio mortos." (Bertrand Russel)

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." (Saint-Exupéry em "O principezinho")

"Quando o amor enche o coração, não deixa nele lugar para mais nada. Nem para o ódio, nem para o rancor, nem para o orgulho." (José Mallorqui)

"O amor não se conjuga no passado: ou se ama para sempre, ou nunca se amou verdadeiramente." (Autor desconhecido)

"O amor é quando a gente mora um no outro." (Mário Quintana)

"Não existe ninguém perfeito, até que você se apaixone por esse alguém." (Legrand)

"O amor e a verdade estão unidos entre si, como as faces de uma moeda. É impossível separá-los.São as forças mais abstractas e mais poderosas desse mundo." (Gandhi)

Omnia vincit amor - o amor vence tudo. (Virgílio)

"A pessoa desprovida de poder de perdoar é desprovida do poder de amar" (Martin Luther King)

"De que poder dispõe o amor, exceto o do perdão?" (William Carlos Willians)

"Amar é uma mistura de alegria e medo; de paz por um lado e ameaça de guerra pelo outro. É pensar que a felicidade tem nome e endereço. É temer não estar à altura. É sofrer tanto quanto querer." (Bruno Campel)

"Quanto mais amamos mais sofremos, quanto mais sofremos mais amamos...." (Marcos Sobral)

"Importar-se com outra pessoa abre a possibilidade para se magoar com as falhas ou ausências dessa pessoa. Para nunca sofrer é preciso nunca amar." (Léa Waider)

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante." (Saint Exupèry, em O Pricipezinho)

"Ser profundamente amado por alguém nos dá força; Amar alguém profundamente nos dá coragem." (Lao-Tseu)

"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar." (Machado de Assis)

"Não tema o amor. Excluí-lo da sua vida é um acto de cobardia que só conduz à tristeza e ao arrependimento. Amar sempre vale apena." (Regina M. Azevedo)

"Quando se ama as coisas ainda fazem mais sentido."

"Quando o amor quer falar, a razão deve calar-se." (Jean-François Regnard)

"Um cobarde é incapaz de demonstrar amor, isso é privilégio dos corajosos." (Gandhi)

"Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se! Você quer ser feliz para sempre? Perdoe!" ( Tertuliano )

"Evitar a felicidade com medo que ela acabe é o melhor meio de ser infeliz."

"Meu maior sonho é trazer-te para a minha realidade."

"Se eu tivesse que escolher entre ti e um sorriso, ficaria contigo, pois sem ti jamais conseguiria sorrir."

"Quero estar contigo num momento chamado sempre."

"Não importa a distância, meu objetivo és tu."

"Não importa se estás perto ou longe, o que importa é que existes, para que eu possa sentir sua falta."

"Mil frases de amor não dizem o que vai na alma da gente, mas um simples beijo expressa tudo que sentimos."

"As mais belas frases se amor são ditas no silêncio de um olhar."

"Viver sem ti, não é viver, é apenas existir."

"Tu és a página mais linda que o destino escreveu em minha vida."

"Muitas vezes o que julgamos já não existir é o que há de mais verdadeiro."

"As coisas têm tudo para darem certo, mas é preciso batalhar por elas."

"Voltar atrás é melhor que perder-se no caminho." (Sentença Russa)

"Não amamos as pessoas porque elas são bonitas, mas nos parecem bonitas porque as amamos." (Provérbio russo)

"Não declares que as estrelas estão mortas só porque o céu está nublado." (Provérbio árabe)

"Um homem está não onde mora, mas onde ama." (Ditado italiano)

"Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro Amor."

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." (Fernando Pessoa)

"Os fracos nunca podem perdoar." (Gandhi)

"O amor é como um violino. A música pode parar de vez em quando, mas as cordas estão sempre lá."

"A distância diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, assim como o vento apaga as velas, mas atiça as fogueiras." (François Rochefoucault)

"No fim, tudo dá certo. Se não deu, é porque ainda não chegou ao fim." (Fernando Sabino)

Amor & Loucura



Hoje vou publicar aqui uma simples história, mas que é das mais lindas que já ouvi em toda a minha vida, quiçá por ser além de bela verídica....

A Loucura resolveu convidar os amigos para tomar um café em sua casa. Todos os convidados foram. Após o café, a Loucura propôs:

- Vamos brincar as escondidas ?

- Escondidas ? O que é isso ? - perguntou a Curiosidade.

- Esconde-esconde é uma brincadeira. Eu conto até cem e vocês se escondem. Ao terminar de contar, eu vou procurar, e o primeiro a ser encontrado será o próximo a contar. Todos aceitaram, menos o Medo e a Preguiça.

- 1,2,3,... - a Loucura começou a contar.

A Pressa escondeu-se primeiro, num lugar qualquer.

A Timidez, tímida como sempre, escondeu-se na copa de uma árvore.

A Alegria correu para o meio do jardim.

Já a Tristeza começou a chorar, pois não encontrava um local apropriado para se esconder.

A Inveja acompanhou o Triunfo e se escondeu perto dele debaixo de uma pedra.

A Loucura continuava a contar e os seus amigos iam se escondendo.

O Desespero ficou desesperado ao ver que a Loucura já estava no noventa e nove.

- CEM! - gritou a Loucura. - Vou começar a procurar...

A primeira a aparecer foi a Curiosidade, já que não aguentava mais querendo saber quem seria o próximo a contar. Ao olhar para o lado, a Loucura viu a Dúvida em cima de uma cerca sem saber em qual dos lados ficar para melhor se esconder.

E assim foram aparecendo a Alegria, a Tristeza, a Timidez... Quando estavam todos reunidos, a Curiosidade perguntou:

- Onde está o Amor?

Ninguém o tinha visto. A Loucura começou a procurá-lo. Procurou em cima da montanha, nos rios, debaixo das pedras e nada do Amor aparecer. Procurando por todos os lados, a Loucura viu uma roseira, pegou um pauzinho e começou a procurar entre os galhos, quando de repente ouviu um grito.

Era o Amor, gritando por ter furado o olho com um espinho. A Loucura não sabia o que fazer. Pediu desculpas, implorou pelo perdão do Amor e até prometeu segui-lo para sempre. O Amor aceitou as desculpas.

Hoje, o Amor é cego e a Loucura o acompanha sempre....

"Quando o amor não é loucura, não é amor." (Pedro Calderon de La Barca)

"Não compreendemos o amor nem a loucura pois ambos se completam." (Esaú Wendler)

"Sempre há um pouco de loucura no amor, porém sempre há um pouco de razão na loucura." (F. Nietzshe)

quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Preciso



"Ama-me quando eu menos merecer, pois é quando eu mais vou precisar...." (Provérbio Chinês)

terça-feira, 10 de outubro de 2006

Errar para acertar





"É preciso errar para acertar". Quem o disse foi um dos maiores filósofos de todos os tempos, Platão ou Socrates, infelizmente de momento olvido-me qual deles.A vida é feita de erros. Os humanos são feitos de erros. Todos nós sem excepção absolutamente nenhuma, erramos diversas vezes ao longo da nossa vida. Mas é exactamente isso que significa viver, errar e aprender com os erros.... A vida é uma apredizagem constante e incessante, estamos sempre a aprender tanto com o que erramos como com o resto. Mas é exactamente para isso que servem os erros, para aprendermos com eles e corrigirmos aquilo em que estávamos a errar. Passamos a vida a cometer erros em todos os campos da nossa vida. Nas amizades, nas relações amorosas, na universidade, no trabalho, enfim em todo o lado mesmo. Mas se não errassemos nãp iriamos acertar nunca. Todos os que já foram ou são auto-didatas na sua vida sabem-no. Nos PC's por exemplo. Quem nunca fez algum tipo de asneira ? Quem nunca apagou sem saber uma foto ou um ficheiro ou ate algo mais valioso sem o saber ? Claro que viu logo o erro que cometeu e nunca mais o voltou a fazer. É a aprendizagem inata. Fica no subconsciente, tal como os cães de Pavlov por exemplo. Era bom que nunca cometessemos erros e que a nossa vida fosse sempre perfeita, mas infelizmente isso é apenas uma mera utopia, uma impossível quimera ("Estamos aqui para aprender,experimentar e cometer erros" (Betty Eadie)). Mas é por isso que os erros existem (como disse um dia Roosevelt : "O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro....") para nos tornar melhores, mais fortes, para caminharmos em direção a perfeição (a qual buscamos mas nunca alcançaremos, mas pelo menos tentamos). Seja qual for a situação em que cometamos erros em primeiro lugar há que ter o discernimento e a humildade para o reconhecer.Pois quem não reconhece os próprios erros então nunca evoluirá. É isso que nos distingue dos animais. A nossa capacidade de aprendizagem e de não voltar a cair no mesmo erro , melhorando sempre e cada vez mais a nossa vida e a dos que estão a nosse redor.Só os fracos desistem. Só os fracos sucumbem quando erram. No outro dia li um excerto de um texto de uma famosa escritora Portuguesa que dizia : "Não conheço nenhum casal feliz que não tenha tido crises. A diferença entre os casais que duram e os que se separam é a persistência. Se quer que o seu casamento/relação dure, é como nas actividades de bricolage, faça você mesmo. Faça o que puder para manter o seu casamento/relação, porque dá muito trabalho, como tudo o que é importante navida, mas vale a pena." Estas palavras não me surpreenderam pois sempre partilhei da mesma opinião e sempre pensei assim, pois quando o amor é, de facto, realmente verdadeiro, tudo se consegue ultrapassar, pois é exactamente isso que significa o amor, perdoar e ceder. É por isso que quando duas pessoas têm uma crise ou um problema de qualquer tipo, se se amaram verdadeiramente e o ultrapassarem isso só servirá para tornar a relação ainda mais forte , mais consistente , mais inabalável , pois passaram por algo mau , por algo dificil , mas passaram.... e isso é que é importante. Tal como diz o famoso ditado popular "O que não nos mata torna-nosmais fortes", e é precisamente isso em que nos devemos concentrar. Porque acabar algo é sempre o caminho mais fácil, agora lutar, batalhar, trabalhar para alcançar o que queremos e ultrapassarem-se as divergências, isso é que é mais dificil, mas é claramente por ser o mais difícil e o que dá mais luta que acabará por unir e unificar ainda mais a relação (seja ela de que tipo for, de amor, de amizade, profissional, etc).Talvez por isso Platão tenha descrito o amor como "Uma doença mental", e Pedro Calderon de La Barca tenha também dito que "Quando o amor não é loucura, não é amor...."
Numa pequena analogia desportiva, posso antes dizer que a minha preferência clubística recai sobre o Benfica, clube este que já esteve por exemplo uma década inteira sem ganhar um único campeonato, que já passou por crises enormes em todos os sentidos desde desportivas, a financeiras, e tudo o mais que possamos imaginar. Mas eu continuo aqui.... a sofrer, a torcer, a gritar, a apoiar, e principalmente a amar o meu clube. E todas as crises pela qual já passou e que eu assisti e acompanhei sempre, NUNCA deixei de o apoiar e de amar, e isso só fez com que a minha relação com este clube seja ainda mais profunda, inseparável, una, e forte. Esteve uma década sem ganhar um campeonato por exemplo, mas depois, quando o voltou a ganhar, foi uma das maiores festas e alegrias de toda a minha vida.... Lá está, NUNCA deixei de acreditar....de apoiar, de suportar, de crer, de amar....E valeu e vale e sempre valerá a pena. E muitas mais crises este clube (e qualquer outro que seja no mundo) irá passar, mas não será isso que me fará jamais abandona-lo ou deixar de acreditar. Claro que poderei ter momentos de menos crença, ou de desmotivação, mas nada que não seja facilmente ultrapassável por aquela paixão, vontade de o apoiar, defender e amar. Aqui estarei sempre indefectivel e irredutivel. Venha o que vier, por pior que seja, não será por umas meras crises que deixarei de o apoiar, de o defender e de o amar, e sei que exactamente isso me irá trazer muitos desgostos, mas também me trará ainda muitas mais alegrias e felicidade e razões para comemorar e entrar em euforia, e viver dos melhores momentos da minha vida.... Quando se gosta verdadeiramente de algo não se desiste nunca, não se abandona, por mais dificeis que sejam os tempos e as crises, pois não passam de isso mesmo, crises....e quando forem ultrapassados virão os melhores momentos da nossa vida. "Depois da tempestade vem sempre a bonança...." como diz mais um famoso ditado popular. Amor é persistir e nunca deixar de acreditar, e o amor merece sempre outra oportunidade. Como diz uma das maiores frases de Aristóteles : ""Ama-se mais o que se conquistou com esforço."
É por isso que nada nesta vida é fácil ou se consegue sem esforço , sem suor , sem lágrimas , e sem dedicação, mas também é precisamente por isso que depois quando conseguimos ultrapassar tudo que nos dá ainda mais "gozo" e prazer , pois suamos , vertemos lágrimas , esforçamo-nos , dedicamo-nos , fizemos tudo , e conseguimo-lo (Omnia vincit amor - o amor vence tudo.... (Virgílio)) .
Nem sempre os outros se apercebem do nosso arrependimento ou de que eles próprios erram como nós e como literalmente toda a gente (como diria Sócrates : "Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados." ou mesmo como diria também Martin Luther King "A pessoa desprovida de poder de perdoar é desprovida do poder de amar") , é verdade mas ao menos tirámos mais uma lição na vida, das inumeras e incontaveis que ela tem para nos dar, e ao menos conseguimos melhorar-nos a nós próprios sabendo que estamos melhores e mais fortes, pois erramos mas para a próxima seja quando, com quem, ou como for, iremos, pelo menos naquilo em que errámos previamente, acertar....

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Bondade ?





Serei bom ? Será que mereço as roupas que visto ? A comida que como, a casa onde vivo, o dinheiro que tenho no bolso, o perfume que uso, o computador que tenho, ou mesmo a água que bebo e o ar que respiro ? Serei minimamente digno de tal ? Farei algo para os merecer realmente ? Valorizarei/valorizaremos sequer alguma vez o que temos ? Serei ocasionalmente bom, aliás, terei ocasionalmente atitudes boas mas com algum medo de um futuro julgamento divino, ou apenas para tentar agradar algum ente superior mesmo não acreditando nisso ? Ter atitudes positivas e boas, ajudar outros, fará de mim bom se fôr por algum futuro interesse ou medo de "repressão" ou "castigo" ? Ser bom por interesse não é ser-se realmente bom, ser bom é fazer algo por se ter apenas prazer em ser útil e ajudar os outros, algo que também posso afirmar que me agrada pois “a felicidade é dá-la”. Mas por um lado quem o faz por possíveis interesses sempre é melhor do que não o fazer. É melhor ajudar alguém por interesse que não ajudar simplesmente. Antes ser-se pseudo-bom que ignorar ou passar ao lado. Fazer algo por alguém, ser útil. Fazer por merecer o que vestimos o que comemos o que usamos o que conduzimos....Pois para nós podermos usar, vestir, comer, conduzir, fazer algo, alguém terá de o ter feito para nós. Alguém trabalhou horas para nos podermos dar ao luxo e privilégio de usar uma camisola que custa mais do que o dinheiro que provavelmente essa pessoa receberá e merecerá num mês. Alguém labutou incessantemente sob um escaldante sol ou sob uma intensa chuva ou numa fábrica infernalmente quente e barulhenta sem as condições mínimas de trabalho e higiene para que nós possamos ter uma simples banana, um banal café na mesa, ou termos calçado o que temos neste preciso momento. E nós ? O que é que já fizemos por essas mesmas pessoas que estão ali apenas para nós ? Que fizemos já nós por e para elas....? Para podermos nós usar camisolas caras ou comer uma simples banana, para nos dar-mos a esse banal luxo, terão essas pessoas de passar fome a dormir seis horas por dia numa pequena casa de madeira ? A nossa banana do pequeno-almoço ou o nosso café da tarde afinal vale mais que a sua fome, frio ou papel higiénico nas suas pseudo-casas? Eu sinceramente não sei o que já fiz de útil ou qual a minha (in)utilidade na humanidade, não sei se será nula mas não andará longe disso. Não é preciso sermos heróis ou fazer grandes feitos reconhecidos para fazermos algo pela humanidade, pois os grandes feitos são os pequenos....Espero contribuir para algo, ser útil a algo ou alguém, não sei se será por receio de alguma represália de "alguém superior" ou do que for, mas ao menos seja por que razão for, que tome/tomemos atitudes boas, úteis. Sei que falar é fácil, qualquer um o faz, mas se conseguissemos mesmo pôr tudo na prática é que era realmente algo de valor. Sei que também já fomos educados assim, desta maneira egocêntrica, em que nada tem valor e que tudo tem de estar ao nosso alcance com o mínimo de esforço possível. É bem melhor que seja com o mínimo esforço possível claro, pois também estamos aqui para viver e não para trabalhar, apesar de também ser obviamente absolutamente necessário trabalhar para viver, mas, que ao menos que seja , com que esforço for, uma troca mútua, ambígua, que haja reciprocidade e que para uns poderem viver bem e com todos os luxos possíveis, desde uma simples banana a um carro, outros não tenham que passar fome e andar a pé descalços. Podes obviamente não fazer nada disto, mesmo que ninguém nunca saiba e até mesmo que pensem o oposto mas lembra-te também que os actos ficam com quem os pratica....Da tua consciência só tu podes tratar. Ninguém a carregará nunca por ti. Os outros podem não saber mas quem mais importa saberá. Tu....

domingo, 8 de outubro de 2006

Treguas á Paz ?




Esta é a sociedade do ódio, da raiva, do rancor, da vingança, do mal. Guerras e quesilias, tudo vale sendo o que se procura. Ninguem quer um abraço quando pode haver um murro, ninguem tenta um aperto de mão quando se pode dar um pontapé.Cobardias, falsas coragens, actos de pseudo-honra são a via predominante.Os actos de amizade, compaixão, altruismo são caros, chatos, morosos, e difíceis,a violencia é gratis, tem acção, é instantânea, e qualquer animal irracional por mais primário que seja é capaz de tal, aliás o mais irracional é o mais capaz de tal.... O que é afinal ser homem ? Fugir ou ser cobarde não o e de certeza, mas espancar agredir prejudicar tambem não o será certamente. De homem nao sei mas humano não será por certo. Como diria Gorgias mais vale ser alvo de uma injustiça do que pratica-la e justo apenas é o homem bom. Quando praticam actos de violência que se pretende ? Decerto justiça aos olhos de quem a pratica pelo menos, e quem a pratica tambem decerto não sera muito bom logo nao sera justo bem pelo contrário.Poderá a violência actuar como justiça ? Talvez, afinal alguem que esmurra, espancaou agride alguem não merecerá também pelo menos um pouco do seu remédio ? Como se costuma dizer "nao faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti"o que pressupõe tambem que façamos aos outros e sejamos para os outros como queremose esperamos que os outros sejam para nós. Mas como tambem se diz "violência gera violencia" entrando num circulo vicioso continuo imparável, por isso dos males o menor dado que infelizmente já entrámos neste circulo desde que aparecemos á facedeste planeta.Paz e harmonia não são sinónimo de abdicar do orgulho ou da honra nem minimamente de cobardia por isso ninguem poderá ter problemas em viver com a consciência tranquila, pois com toda a paz e harmonia do mundo podemos continuar a preservar o nosso orgulho e honra.É pena que não possamos todos viver em paz e que não possamos sairá rua em qualquer altura, em qualquer lugar sem estarmos sempre a olhar por cima do ombro, ou com receio do que possa acontecer. Estamos presos em liberdade. Era bom partirmos as correntes mas ninguem as quer partir, só as quer fortificar.Esta é a sociedade do ódio, da raiva, do rancor, da vingança, do mal, esta é a nossa sociedade.... Já que é nossa, já que nos pertence, já que somos os responsáveis,podemos tentar muda-la ?

sábado, 7 de outubro de 2006

Inconsolavel Noite





Não gosto da noite. Nada. A noite é sombria, escura, obscura, triste,solitária, é o fim de algo, é o fim de um dia que nasceu para dar tudo o que tem e sem qualquer cerimónia a noite vem, com inacreditável veleidade, e apaga-o sem qualquer tipo de misericórdia. A noite torna-nos introspectivos, faz-nos pensar,sentir, interiorizar. A noite faz-nos ver que não somos eternos, que tudo é efémero, tudo tem um prazo de validade por muito bom que possa ser ou significar para nós. Mas como tudo na vida sem excepção absolutamente nenhuma tem um lado positivo e outro negativo (ying&yang) também a noite o tem. As estrelas e o luar. Ao mesmo tempo que a tornam mais triste e melancólica, também a embelezam incrivelmente tornando-a menos sombria, mais viva. É das maiores belezas que um ser vivo pode ter a imensa sorte e privilégio dever. É uma beleza não rara, pública, contudo poucos a conseguem ver. A noite cai sobre nós esmagando-nos contra uma solidão inconsolável, mesmo quando não estamos sós. Talvez seja por isso que é sempre de noite que procuramos o abraço quente de alguém, aquele abraço que afoga a solidão e nos remete para uma companhia consoladora. Pela medonha noite dentro sempre mergulhados em coragem e uma nova fé. Fé de que afinal tudo vai ficar bem. Tudo vai resultar agora. É desta que a nossa felicidade é uma locomotiva impossível de parar. Mas já metinha esquecido, nada é eterno.... tudo é inquietantemente efémero. Já estás com essa inquietude, eu sei. Mas tu és diferente não é ? Contigo isso não acontece pois só acontece aos outros. Claro que também nós somos os outros para todos os outros.... Podes continuar com essa inquietude. Sabes que aquilo irá acabar, só não sabes é quando. Podes remoer-te em inquietude até á certeza. Até lá aproveita o que te é oferecido até o deixarem de oferecer até porque só damos valor ao que não temos, e só nos apercebemos da falta de algo quando o perdemos. Por isso quando a noite te amedrontar, e a solidão te assombrar pensa que também não será eterno.... é o lado positivo de tudo ser efémero. O bom das coisas más e que passam, o mau das boas é que passam (mas só se quisermos....). Apenas o verdadeiro amor é eterno....


Marcos Sobral
26/09/2004

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Entrelaçados





Perco-me no teu corpo nú e cálido
Vagueio lentamente pelas tuas curvas serenas
Deixas-me completamente absorto
Não és mais uma mulher apenas
Entrelaças-te no meu corpo pálido
Já olvidamos o que deu torto
Embriagamo-nos nas nossas reminiscências
São muito mais que centenas
Ultrapassamos as intransigencias
São muito menos que pequenas
E vamos continuar as nossas vivências
Juntos, tu e eu, somos uno

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Sem ti




Sem ti
Tenho frio
Sem ti
Chove tanto
Sem ti
Sinto-me vazio
Sem ti
Fico perdido a um canto

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Resta-me a vida....




Já estive em tantos sítios
Já vi tantas caras
Percorri milhas atrás de milhas
Presenceei as cenas mais raras


Mas ainda a mais sitios tenho de ir
Ainda tantas caras tenho de ver
Milhas e milhas ainda por percorrer
O desconhecido é o meu exilir


Este mundo louco
Freneticamente, incessantemente voraz
Já nada a ninguem satisfaz
Bate fundo, por tao pouco....


Daqui os carros parecem brinquedos
As pessoas pequenas formigas
Cada uma passeando os seus medos
A tentar fugir das suas vidas


E agora ?
Agora tenho de recomeçar tudo do zero
Só me apetece ir embora
Mas tenho de enfrentar o mundo austero
E quando chegar a minha hora
Terei conseguido o que quero ?


Levaram-me a vida
Roubaram-me a alma
Deixaram-me nú
Tão vazio
Esta falsa calma
Este imenso frio

terça-feira, 3 de outubro de 2006

Espelho não sejas eu....





Nasci há pouco
Era miúdo
Mas o tempo é louco
E agora já sou graúdo....


E agora ?
Agora tenho de recomeçar tudo do zero
Só me apetece ir embora
Mas tenho de enfrentar o mundo austero
E quando chegar a minha hora
Terei conseguido o que quero ?


Levaram-me a vida
Roubaram-me a alma
Deixaram-me nú
Tão vazio
Esta falsa calma
Este imenso frio


Tanta imperfeição
Tanto defeito....
Tanto senão
Tão longe do perfeito....
Sempre tentado em vão
Sem nada ser feito
A alma de nú
Quando olho no espelho
Lá estás tu....

segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Tempo Maldito





O tempo escapa
Como pássaros no ar
E nem com bussola ou mapa
O podes agarrar

Contra tudo luto
Contra tudo falha
Mando a desgraça num chuto
É so a mim que me calha....

O tempo passa
Sem se dar conta
Desta vida escassa
Até que o relógio apronta

Faz o que queres
Não o que te convém
Tudo enquanto puderes
Pois o tempo só vai, não vem....

Sai da multidão
Afasta-te da rotina
Há sempre uma opção
Mesmo ao virar da esquina

Tempo....tempo maldito
Deixa-me viver
Apela ao meu grito
Não me deixes esmorecer
Sei que te evito
Mas é só porque odeio perder
E tu, sólido qual pedaço de granito
Nem sequer me permites ser

domingo, 1 de outubro de 2006

A vida da morte





Quando um dia eu morrer
Apenas uma certeza terei
De que ninguém irá sofrer
Ou que diga "Por ti chorei"

Nascemos num dia
Morremos no outro
Enquanto crescia
Já estava morto

Falam em felicidade
E alegria de viver
Mas chegará a idade
Em que as irei ter ?

Tantas dúvidas
Tantos problemas
Tantas vidas
Tantos dilemas

Quando pergunto
"O que estamos cá a fazer ?"
Sempre escuto em conjunto
"Para a vida viver !"
Ja nem toco no assunto
Ja nem vale a pena dizer
Todos seremos defunto
A única certeza do ser

Onde vamos
Onde estamos
Quem amamos
Quem odiamos

A morte espera
Fraco ou forte
A vida desespera
Não há quem escape a esta sorte

O nervo da vida
O descanso da alma
Da pessoa esquecida
Pela eterna calma

Será que vale a pena morrer ?
Será que vale sequer a pena viver ?
Ninguém me sabe responder
Mas não o consigo esquecer

Nas ruas da amargura
Vagueio em vão
Talvez a procura da cura
Da imensa solidão
Desta vida de pouca dura
Sem respostas ou explicação
Onde todos fazemos a jura
Sempre sem hesitação
De ser bela e pura
Mas sempre sem perdão
Nos leva a loucura
Ignorando a ocasião
E em qualquer altura
Despreza a razão

Nem levamos bagagem
Desta pequena vida
Que é apenas uma viagem
Com bilhete só de ida

E quando te vires
Nesse beco sem saída
É tempo de ires
É a tua partida

Perguntas incertas
Sem razão
Respostas incompletas
Sem explicação

Mas o porquê disto tudo ?
Por que nos deixam cá vir ?
Se um dia surdo e mudo
Tu e eu teremos de partir ?

O tempo corre
A vida urge
Quando alguém morre
O que será que surge ?

O passado foi lá atrás
Que futuro nos espera
Nesta vida voraz
Que dia a dia acelera
E que de tudo é capaz
Tal uma vil fera

Sem rumo e sem norte
Vivemos a vida
Ignoramos a morte
Mas de cancro, peste ou sida
Do mais fraco ao mais forte
Não há como impedir a ida
Todos temos a mesma sorte
Até a terra á terra desconhecida

E quando eu for
Quem se irá aperceber
Uma simples dôr
Até se esquecer
Foi o meu calor
Mesmo sem querer
Até o meu odôr
Apenas menos um ser
Que irá para onde for



Marcos Sobral 2003