terça-feira, 21 de novembro de 2006

Dificil de definir, fácil de explicar



Amor....essa palavra que tudo desperta.... O que é afinal ? Benção ? Maldição ? Sofrimento ? Felicidade ? É tudo isso e muito mais.... O amor , sendo a coisa mais poderosa do mundo , tem também esse poder, de ser tudo. Benção, maldição, dor, raiva, indiferença, alegria, sofrimento (quiçá este o mais inerente), felicidade, saudade, desprezo, contradição, choro, riso, sol, chuva. É o eterno ying & yang. Mas o ying & yang é exactamente a representaçao daquilo que se complementa na vida. O amor é sinónimo de apoiar, de ceder, de sofrer muito, de perdoar, de proteger, de preocupação, de amizade, de acreditar, de nunca desistir.... é indefectivel e totalmente irredutivel. Esta é quiçá a definição mais próxima que se pode fazer do que significa o amor e amar. Esse verbo que todos querem conjugar mas que quase nenhuns querem sequer ter o trabalho de aprender gramática.... Que ninguém espere amar e ser amado sem nunca sofrer, lutar, e passar por tudo e mais alguma coisa.... Aliás, a definição de Amor e de Paixão no próprio dicionário cuja descrição transcrevo aqui é nada mais nada menos esta :

Paixão
do Lat. passione, sofrimento
s. f.,
sentimento excessivo;
amor ardente;
afecto violento;
entusiasmo;
cólera;
grande mágoa;
vício dominador;
alucinação;
sofrimento intenso e prolongado;
parcialidade;

Como se pode verificar, como tinha antes referido, o amor é tudo. Amor ardente/Cólera, grande magoa/entudiasmo, sofrimento intenso e prolongado/sentimento excessivo.... O amor não e racional. Tem razões que a própria razão desconhece. O amor é o melhor e o pior já todos sabemos isso. Mas no amor o pior sempre passa e tudo se ultrapassa. Como é mais que sabido , ninguém espere amar sem sofrer, ou ter tudo o que se quer e deseja duma só pessoa, mas desde que dessa mesma pessoa tenha o tal amor , tudo o resto é e se torna irrelevante. Mas lá esta, sendo o amor a coisa mais poderosa existente, também o poder para tudo ultrapassar detém. Basta sermos minimamente fortes e acreditarmos e ter sempre fé e esperança, que sempre lograremos o amor. A esmagadora maioria de todas as pessoas preferem algo seguro mesmo sem amar a ter de lutar por algo e ser realmente e verdadeiramente feliz. Sempre pensamos que já lutámos, que até já tentamos tudo, mas no verdadeiro amor nunca se luta demais nem nunca se tem uma derradeira tentativa. Quando amamos simplesmente nunca desistimos indiferentemente do que quer que se passe. Todos queremos amar e ser amados, mas ninguém quer sofrer. Ai se entra na maior das contradições humanas. Claro que se sofre e muito mas tal como afirmou Aristóteles "Ama-se mais o que se conquistou com esforço". Não é por passarmos por contratempos e sofrimentos e fases negativas que deixamos de amar e muito menos desistimos de um amor. Nunca. Sim, sofre-se é verdade, é algo completamente inevitável e inerente no amor mas, depois de se ultrapassar todos os desentendimentos e quesílias, o amor revela o melhor de si , e ai entramos na sua plenitude. Amar-mos e (re)entregarmo-nos de coração aberto a outra pessoa é a verdadeira razao da nossa existência e de estarmos "aqui". É vivermos. Amar é tudo e mais alguma coisa.

"Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la." (Carlos Drummond de Andrade)

"Não é a infelicidade que nos mata, são as saudades."

"Felicidade é ter algo que amar, e alguém a quem esperar." (Aristóteles)

"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem." (Saint-Exupéry)

"Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor." (Wolfgang Amadeus Mozart)

"Onde há muito sentimento, há muita dor" ( Leonardo da Vinci )

"Todos nós vivemos devorados pela necessidade de ser amados, mas temos medo da insegurança de amar."

"O verdadeiro amor é indefectivel." (Marcos Sobral)

"O amor é proporcional ao que sofremos." (Marcos Sobral)

"A distância traz a saudade, mas nunca o esquecimento."

"Se a natureza me oferecesse duas coisas e me mandasse escolher, eu não me importaria com a segunda, desde que a primeira fosses tu."

"Sentada hoje aqui sozinha, comecei a pensar em você, quando dei me por conta que nunca consegui te esquecer."

"Um homem está não onde mora, mas onde ama." (Ditado italiano)

"Sou capaz de fazer tudo o que tu me pedires, menos deixar de te amar." (Marcos Sobral)

"Pagai o mal com o bem, porque o amor é vitorioso no ataque e invulnerável na defesa." (Lao-Tse)

"O amor é um crime que não pode se realizar sem cúmplice." (Charles Baudelaire)

"Amor são duas solidões protegendo-se uma à outra." (Rainer Maria Rilke)