quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Avanço de Um Mar de Problemas....


Hoje nas notícias, vi algo que me deixou completamente desconsolado, triste e bastante revoltado.
A mítica praia de S. João na costa da caparica foi hoje devastada pelo mar que entrou por ali adentro. É o resultado de anos e anos a tirar areia, a escavar dunas, enfim, no geral a estragar a nossa costa única em todo o mundo. Ainda me lembro de quando ia para lá surfar quando era miúdo (se bem que não gosto das praias na zona de S. João pois prefiro bem mais as da praia da Rainha e daí por diante) e o areal estendia-se por dezenas de metros até chegar ao mar. Hoje não há literalmente areal.... das últimas vezes que lá fui e passei por lá (pela de S. João) já estava assim, e simplesmente eu não consegia acreditar no que via. Aquela praia de areal interminável estava agora completamente encoberta pelo mar. Aliás, até há 40 anos atrás o areal estendia-se até ao farol do Bugio (!!), que fica nada mais nada menos que a cerca de 400 (!!!!) metros da costa !
Hoje entra pela praia adentro, e já "comeu" todo o areal ameaçando avançar ainda mais....
Felizmente nas praias mais bonitas e melhores (não, não estou a discriminar aquela zona, simplesmente é um facto) como as da Rainha e as que se situam depois, ainda não foram muito fustigadas pelo avanço do mar e ainda têm aquele areal interminável que se estende ainda mais pelas magníficas, lindas e inigualáveis dunas. Mas até quando....? Já conseguimos dar cabo do planeta quase todo e o que ainda não conseguimos está quase. Irónico ter escrito e editado aqui um texto (Evolução Auto-Destrutiva) exactamente sobre estes problemas ambientais com que nos deparamos e que cada vez são mais graves e evidentes e agora acontecer isto (se bem que como escrevi no próprio texto não era nada que já não estivéssemos á espera....).
Será que já é suficiente para se começar a actuar e a fazer algo ? Ou ainda não ? Será que só acordaremos quando acontecer uma verdadeira catástrofe (tão humanamente típico....) ? É o que me parece, pois o Homem só acorda quando já é tarde demais, mas enfim, vamos ver.... Só espero sinceramente que haja maneira de reconstruir e que a mítica costa da caparica possa voltar a ser o que já foi. Se bem que depois da invasão dos horrendos e decadentes parques de campismo sem qualquer tipo de condições que por lá proliferam e das construções devassas e sem sentido ou ordem (barracas mesmo) que por lá construiram também sem qualquer tipo de controlo que fosse, a costa nunca mais foi a mesma, mas enfim, que ao menos na zona das praias propriamente ditas o possa voltar a ser. Não é uma questão dos habitantes da costa da caparica, nem da zona de almada, nem mesmo de Portugal, é um assunto internacional, pois a natureza não tem fronteiras. Um problema ambiental na Amazónia ou numa qualquer floresta na Nova Zelândia afecta tanto os seus habitantes locais como a qualquer outro humano ou ser vivo do Planeta. Economicamente e politicamente podemos estar divididos e sermos alheios a certas coisas, mas a nível ambiental não o somos ! O mundo é de todos ! Como disse Sócrates "Não sou ateniense nem grego, sou sim um cidadão do mundo." Por isso mesmo seja na costa da caparica seja nas Maldivas (que se vacila que desaparecerão dentro de cerca de apenas 50 anos !) ou na Austrália, o problema não é apenas dos locais, é NOSSO !
(Fotografia tirada na praia da Rainha em 2005 num final de tarde de inverno)

2 comentários:

Anónimo disse...

Se não fossem os parques de campismo, a situação da Costa estaria igual à da Fonte da Telha e cheio de bairros de lata....Era melhor????

Wayfarer disse...

"nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"