segunda-feira, 12 de março de 2007

Pintar a Vida


Desde sempre, que me lembro de pintar. Era ainda miudo e pintava as mais diversas coisas, sobre os mais diversos temas. Normalmente pintava a aquarela, mas também pintava por vezes com outras tintas, o que me interessava mesmo era pintar , criar e exprimir o que me ia na alma. Há pouco tempo fiz um quadro que já tinha na cabeça há algum tempo e que o mostro aqui hoje. Está feito em cera, que é bem mais difícil e trabalhoso que o que se possa pensar. Agradeço ao meu padrinho que é pintor profissional que me emprestou o material.
O desenho e a pintura, é apenas outra forma que encontro (tal como a fotografia, ou a poesia ou escrita) de me "defender" do mundo, de me esconder por detrás de algo e uma forma de expressão que tantas vezes diz bem mais que palavras ou o que for.
Houve um grande fotógrafo que disse um dia que um fotógrafo era um pintor frustrado. Concordo bastante, pois desde sempre que desenho e pinto e que o adoro fazer, mas infelizmente nunca saiu da maneira que desejava (sim eu sei que também sou um perfeccionista exagerado mas já é congénito mesmo, e suponho que crónico também!) por isso talvez me virei para a pintura realista, vulgo fotografia (fotografia significa precisamente desenhar com a luz provém do latim "foto" = luz + "grafia" = desenhar), pois a fotografia é precisamente isso, uma visão particular da realidade, uma maneira de pintar a realidade mas á nossa maneira, tal como a pintura "normal".
Lembro-me por exemplo de quando era novo pintar relógios a derreterem-se, e fazia até bastantes desses, e só há cerca de 3 anos, quando conheci a obra do mais genial pintor de sempre (Dali) é que reparei no seu quadro mais famoso (Persistência da Memória) e vi que eram exactamente relógios derretidos, e que mesmo noutros quadros ele pintava os mesmos relógios derretidos (!!). Obviamente que fiquei estupefacto e mal consegui acreditar, mas claro que os seus são extraordinariamente bem feitos e duma técnica insuperável, tal como toda a sua genial e brilhante obra, pois para mim o mais importante nem é a qualidade com que pintam mas sim o significado e o que exprimem com os quadros, por isso mesmo Dali tal como também Frida Kahlo são a meu ver os mais geniais pintores de sempre.
Aqui fica também assim a minha homenagem a estes dois pintores que tanto nos ofereceram.

3 comentários:

Wayfarer disse...

isso do fotografo se ruma pintor frustrado faz-me mto sentido... pk eu sep gostei d epintar, mas nc tive mto jeito, pq não conseguia atinar com os traços, com o desenho, que é a base de tudo... e ptt tb me virei para a fotografia! :P (e mais recentemente para as agulhas :D)

Mas gosto muito do teu quadro, dos traços fortes e secos, da expressividade do olhar e da lágrima de dor (e amor?)...

Parabéns! :D

Anónimo disse...

Tb adoro pintar, desenhar. Não fotografo, mas bordo pois considero uma forma de desenhar...

Quando a Dali, faço uma vénia pela sua genialidade. Dali é tmabém o meu pintor de eleição!

Há muito que não visitava o seu cantinho!

Bom fim-de-semana!*.*

Unknown disse...

Temos artista! Ele é pintor, ele é poeta, ele é fotografo! (embora que na verdade a tua maior arte para mim seja a amizade...)
Abraço!