domingo, 3 de dezembro de 2006

Último Suspiro






Invariavelmente dou por mim a pensar na morte. Como será. Onde será. Quando será.... Qual será o último pensamento que me passará pela cabeça ? Qual será a minha última e derradeira reminiscência ? O que direi por ultimo antes de perder as minhas 21 gramas. O que verei justamente no momento anterior a fechar os meus olhos e nunca mais os voltar a abrir ? E pode ser já amanhã. Daqui a 3 dias ou daqui a 45 minutos.... Quem estará lá ao meu lado a dar-me a mão no meu suspiro final ? Tantas perguntas que apenas saberei quando a vida/morte quiser. Não demorará muito seja quando for, mas ainda assim inquieta-me deveras. Não sei se por isso serei mórbido, mas afinal acho que todos o somos, faz parte da natureza humana. Há quem prefira não falar disso (nao querendo seguramente confrontar o seu medo e assim prefere nem falar nisso) e há quem o faça. Ás vezes quando penso em morte, nunca penso directamente em mim. É talvez aquele sentimento estúpido de que "só aconteceaos outros". Pois.... Infelizmente é a única coisa que nos acontece a todos. Não é seguramente a única certeza que temos na vida mas é certamente uma das poucas irrefutáveis. Mas pensando bem e se conseguir pensar que também me tocará num golpe de excepção , que coisas terei deixado para trás ? Que terei deixado por fazer ? Quem terei deixado para trás ? Que coisas terão ficado incompletas ? O que me irá assolar por dentro por ter deixado para trás e não o ter feito de maneira diferente ? O que me esquecerei (ou simplesmente não terei feito por cobardia) de ter dito ? Sei também que não farei tudo o que quero e imagino na vida antes de me ir, nem irei a todos os sitios que desejo conhecer antes de sucumbir, mas que ao menos tenha conseguido o máximo possivel. A morte.... Esse assunto tão peculiarmente desagradável e relutante. Seremos simplesmente nós a tentar adiar o inadiável ? Para dizer a verdade acho que penso mais na vida do que na morte (se bem que estão intrínsecamente ligadas), mas há sempre momentos em que podemos encarar a morte como um descanso, uma despreocupação, o momento em que se acabarão todos os nossos problemas, ânsias, desgostos, intranquilidades, enfim, tudo o que nos pode martirizar aqui enquanto despertos. Qual será o meu último pensamento ?? E para quem será ?? Prontamente sabe-lo-ei.... Que loucura este aqui a falar de morte.... Isso não existe. Só quando eu me for nascerá.
Mundo louco e austero, propício a devaneios sobre o meu próprio fim.... Não sei quando, onde, como será, quem lá estará, mas sei que como diria Pessoa não serei nada, mas levarei ainda assim comigo todos os sonhos do mundo....


"Quanto mais penso que sei, mais sei que menos sei...." (Sócrates)

1 comentário:

Anónimo disse...

Não penses na morte! Abraça e vive a vida! Com toda a energia!

Boa semana!*.*