sábado, 21 de outubro de 2006

Antiguidades Vanguardistas



Ontem quando regressava, passei por uma pequena loja de antiguidades. Não sustive a mórbida curiosidade tão caracteristicamente humana, e entrei para apreciar aquele passado tão presente. Havia literalmente de tudo. Desde quadros, a caixas, a malas, a cadeiras, até inclusivé uma caveira verdadeira (!) já desgastada pela crueldade do tempo, apenas com meia duzia de dentes e já sem o maxilar inferior. Mas quiçá o que mais me chamou a atenção foi uma pequena caixa de óculos ainda com os mesmos lá dentro.O que teriam já visto aqueles óculos....quantas histórias teriam para contar....quantas confidências teriam para fazer....quantos segredos por partilhar.... Tal como todo o resto de inúmeros e incontáveis objectos que por ali jaziam. Quantas histórias. Quantas estórias.... Tantas lembranças, tantos amores, tantas reminiscências.... Agora nada mais são de que meros objectos esperando e vaticinando que o seu destino faça parte de alguma alma saudosa que os acolha. É o ciclo do maldito tempo. E aqueles velhos objectos que ali ainda jazem hoje, amanhã serão os nossos.... A arte, os livros, os quadros que compramos hoje mesmo, que tão vanguardistas nos podem parecer agora, nada mais serão um dia que meras antiguidades. Velhas, poeirentas, á espera de algo melhor.... Quem sabe um dia não passarei lá e não acolha um. Quem sabe um dia não será o meu crânio apenas um vil objecto, perdido num qualquer canto de uma poeirenta estante.... Quem sabe um dia me acolham.... Quem sabe um dia....

(Hoje decidi não pôr uma fotografia minha mas antes o meu quadro preferido ("Persistência da Memória") do meu autor favorito, Salvador Dali, um verdadeiro génio, que fazia os seus quadros transbordavam sentimento (tal como a também genial Frida Kahlo que se sabia expressar como poucos).

"A idade não depende dos anos, mas sim do temperamento e da saúde; umas pessoas já nascem velhas, outras jamais envelhecem." (Tyron Edwards)

"Quarenta anos é a velhice dos jovens; cinqüenta anos é a juventude dos velhos." (Victor Hugo)

"Não paramos de nos divertir por ficarmos velhos. Envelhecemos porque paramos de nos divertir."

5 comentários:

Anónimo disse...

Adorei este teu post!
Antiguidades fascinam-me pelas histórias que "contam", pelo passado. São pequenos tesouros de alguém!
E Salvador Dalí, meu pintor de eleição. Genial!
Obrigada por este post magnífico!E obrigada por mais uma visita ao meu cantinho.
*.*

Anónimo disse...

Well well, my dear friend...
Para além de verificar a tua mágnifica escrita barroca, que me deliciou (apreciei particularmente o "passado tão presente") fiquei surpreendido com esse teu fascinio que desconhecia pelo Dalí!
Cara, sou DOIDÃOOO por Dalí! Já viste, Xutos, Benfas, Dalí... só te faltam os Floyd e o Kubrick, e tás feito num homem a sério! :)
Abraço de mim para ti!

Maraclick disse...

Este conceito de "antiguidade" não poderia ser mais bem definido e sentido como aqui descreves.
São histórias, são momentos e acontecimentos, são factos são bocados e memórias. É o pó que volta, é o que nos fica, é o que nos transforma...

Um abraço

( vi o blog através do olhares)

Tamara (Santa Catarina - Brasil) disse...

Como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa, e amante das obras de Salvador Dali, por sua essência e dom, fique encantada com seu blog, ele nos traz energia vital para querer recomeçar o dia...
Assim, espero que o SOL ilumine sua VIDA, que mesmo desaparecendo embaixo de chuvas, por alguns instantes, ELE jamais deixará de iluminar sua IAMGINAÇÃO!!!


GRANDE abraço,

Tamara (Santa Catarina - Brasil)
deltamara@yahoo.com.br

Marcos Sobral disse...

Obrigado Tamara :)
Fico lisonjeado por alguém de tão longe poder apreciar os meus devaneios :)
Um grande beijo de Portugal :)